Você sabe o que é telemedicina?

O termo telemedicina é usado para descrever qualquer prática médica à distância, que ocorre geralmente com o auxílio da internet. Nas últimas décadas, com a popularização dos aparelhos eletrônicos e com o aumento da área de cobertura em rede, a telemedicina se expandiu e passou a fazer parte do dia a dia de muitas clínicas médicas.

Quer descobrir mais sobre o que é telemedicina e como ela funciona? Confira nosso artigo!

O que é telemedicina?

Uma das melhores definições do termo telemedicina traz a prática como um ramo da medicina que, através de tecnologias de informática e telecomunicações, facilita a troca de informações entre profissionais de saúde e por meio disso, aumenta a disponibilidade de diagnósticos e tratamentos aos pacientes.

Muitas vezes, no entanto, quando envolve outros profissionais além dos médicos, prefere-se usar o termo telessaúde.

Quando a telemedicina surgiu?

Em 1967, o Hospital Geral de Massachusetts criou uma linha de comunicação com o aeroporto de Boston para que os atendimentos médicos de emergência no aeroporto pudessem contar com o auxílio dos profissionais do hospital, o que muitos consideram como a primeira prática de telemedicina do mundo.

No entanto, apenas nos últimos 20-30 anos, à medida que os computadores e a internet se tornaram mais ágeis e populares foi que a prática realmente ganhou espaço e começou a influenciar a rotina de pacientes e profissionais de saúde.

Os projetos de telemedicina no Brasil se tornaram relevantes a partir do final da década de 90, já com o uso de videoconferência.

Como a telemedicina é regulada?

Internacionalmente, a principal referência para a prática é a Associação Americana de Telemedicina (American Telemedicine Association). Já no Brasil, foi criado em 2002 o Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e emitida a Resolução 1643 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que define e disciplina a prestação de serviços através da telemedicina.

Como funciona na prática?

A telemedicina pode funcionar de diversas formas dentro das áreas de educação, assistência e pesquisa. Logo, suas principais áreas de atuação são: teleassistência, teleducação e emissão de laudos a distância.

Entenda melhor cada uma deles a seguir:

Teleassistência

A teleassistência é a área da telemedicina que contribui para a assistência médica nas instituições de saúde. Ou seja, ela acontece quando faz-se uso de recursos tecnológicos em benefício do tratamento do paciente. 

Portanto, com este recurso, profissionais que estão a quilômetros de distância podem trocar experiências e contribuir para um diagnóstico/tratamento mais preciso.

Teleducação

A teleducação é a área da telemedicina mais comum em todo mundo, além de ser a mais simples. Basicamente, ela se fundamenta na utilização da tecnologia e canais de comunicação como meio de acesso à informação por parte de profissionais da saúde. 

Recursos como videoconferências e a própria internet, simplificaram a disseminação de informações, o que contribuiu para uma maior qualificação na capacitação de médicos e demais profissionais do setor. Ou seja, com os recursos tecnológicos ficou muito mais fácil se manter atualizado sobre as novidades da área da saúde.

Emissão de laudos à distância

Este é o ramo da telemedicina que possui maior abrangência atualmente. Funciona da seguinte maneira: sua clínica médica deve contratar uma empresa terceirizada que ficará responsável pela elaboração do laudo médico.

Ou seja, sua clínica não precisa contar com uma equipe exclusiva para atender à alta demanda de exames, gerando com isso uma redução de custos considerável.

Além disso, todo o serviço é regulado pela Resolução nº 1890 emitida pelo CFM em 2009 e pelo despacho SEJUR nº 194/2013, que regula o registro das empresas de telemedicina nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).

A Mais Laudo realiza o serviço de laudo à distância de variados tipos de exames. Estes são entregues para sua instituição em até 24 horas. Faça um teste gratuito e comprove os benefícios.

Quais as vantagens da telemedicina?

Além de quebrar as barreiras geográficas e permitir que pacientes em todas as regiões do país tenham acesso fácil a serviços médicos especializados de qualidade sem a necessidade de qualquer deslocamento, a telemedicina aumenta a qualidade do atendimento prestado.

Além disso, também reduz os custos com recursos humanos e capacitação profissional, e muitas vezes torna todo o sistema mais ágil ao permitir que laudos fiquem prontos mesmo sem a presença do médico em prazos de no máximo 24 horas.

Ainda não se convenceu? Então confira quais são os principais benefícios percebidos pelos clientes da Mais Laudo que utilizam os laudos online em sua rotina:

  • Mais qualidade nos laudos: acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda.
  • Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia através de integrações com os aparelhos.
  • Temos modalidade de comodato quando solicitado.
  • Agilidade na entrega dos resultados: liberação de laudos de diversas especialidades em até 12h.
  • Escalabilidade: o nosso prazo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio.
  • Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por anos, conforme a regulamentação do Ministério do Trabalho.
  • Disponibilidade de uma segunda opinião quando solicitado.
  • É possível também solicitar a priorização de exames que exigem maior urgência, estes podem ser emitidos em menos de uma hora.
  • Elimina-se a necessidade de contar com um corpo médico exclusivo para a interpretação do eletrocardiograma. Portanto, sua equipe pode focar em etapas mais estratégicas, otimizando a produtividade de todos.

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